Orff, Dalcroze, Kodály: aportes teóricos para a musicalização infantil como meio para o desenvolvimento social e psicomotor

Amanda Silva Sá Teles, Eduardo Felipe da Silva Oliveira, Ailen Rose Balog de Lima

Resumo


O presente trabalho teve como base nossa iniciação à jornada educacional enquanto participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID no Centro Universitário Adventista – UNASP. Analisamos as concepções sobre a educação musical e os seus processos de aprendizagem. Não tínhamos a compreensão do que vem a ser psicomotricidade e, muito menos, como pode contribuir com o desenvolvimento do ser humano, principalmente, se iniciada na Infância. Em pesquisa sobre a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras para a Educação Musical, pedagogos musicais como Dalcroze, Orff, Kodály, entre outros. Podemos notar que a musicalização por serve como uma ferramenta educacional de grande potencial para o desenvolvimento dos participantes, não somente no campo das habilidades, como também na construção da sua identidade e conquista da sua autonomia enquanto seres humanos. Há também a importância do Projeto na vida das crianças e jovens participantes, trazendo uma formação mais ampla como cidadãos, pois a prática musical tem sua importância pela grande contribuição ao desenvolvimento e formação da personalidade da criança. A musicalização infantil é uma escuta do outro e do mundo. Nos baseando em alguns métodos específicos de Educadores Musicais como: Émile Jacques-Dalcroze (1865-1950), Carl Orff (1895-1982) e Zoltán Kodály (1882-1967), entre outros, para agregar conteúdo para desenvolver as aulas de musicalização. Durante as aulas pudemos tomar consciência do quanto a música perdeu seu espaço no âmbito escolar, e da importância e urgência do ensino da música para alunos, aproximando-os do universo musical, visando contribuir para o desenvolvimento dos alunos.

Palavras-chave


Musicalização infantil; Desenvolvimento social; Psicomotricidade;

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