Ensino e extensão em um curso de licenciatura em música: o que e como avaliar?

Natália Búrigo Severino, Rômulo Ferreira Dias

Resumo


Este artigo apresenta uma disciplina de Prática e Ensino em Educação Musical em um curso de Licenciatura em Música, oferecida para alunos do primeiro ano de graduação. Trata-se de uma disciplina obrigatória, de 6 créditos, bastante diferenciada, pois possui 4 créditos em um projeto de extensão da Universidade. Embora a relação da disciplina com a extensão já seja por si só uma experiência bastante rica e desafiadora, trazemos para discussão a questão da avaliação. Como avaliar a participação do aluno nas aulas em sala e no projeto de extensão? Pelas suas características, não nos parece que o modo tradicional de avaliação (com provas objetivas) possa contemplar e de fato avaliar as aprendizagens geradas durante este processo de ensino e aprendizagem oportunizados por esta disciplina. Por isso, apresentados a utilização do portfólio como processo avaliativo, fundamentados na compreensão de Madalena Freire de os [futuros] professores devem participar ativamente como agentes no seu processo de formação.

Palavras-chave


Prática e Ensino, Extensão, Avaliação.

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