A música na creche: uma reflexão sobre a prática pedagógica

Valéria Peres Asnis, Fatima Rosacacia Fernandes Macari

Resumo


O estudo em questão traz como principal ponto, a ser discutida, a música no contexto da Educação Infantil. A pesquisa teve como objetivo geral conhecer a prática docente na utilização da música dentro da Educação Infantil nas fases 1, 2 e 3. Como objetivos específicos propôs conhecer os recursos e materiais pedagógicos relacionados à musicalização infantil, utilizados pelas professoras, compreender a formação docente dentro da perspectiva da educação musical e identificar a concepção dos docentes em relação à temática. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa descritiva e teve como instrumento de coleta de dados um questionário, contendo questões abertas que foi aplicado a seis docentes de uma unidade escolar de Educação Infantil, em um município do interior do estado de São Paulo. O quadro teórico traz uma breve contextualização da Educação Infantil, uma reflexão sobre a formação docente, a educação musical sob a perspectiva dos métodos ativos, a Lei 11769/2008 e a música dentro do contexto da Educação Infantil. Os resultados obtidos demonstraram que a formação docente ainda é empecilho para uma Educação Musical efetiva na Educação Infantil.

Palavras-chave


Educação Infantil. Formação Docente. Educação Musical.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.